Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Como Trocar a versão 32 bits do Windows 10 para Windows 10 64 bits

| 1 Comentário

Resumo

Assim como em versões anteriores, o Windows 10 está disponível em arquiteturas 32 e 64 bits. Windows 10 64 bits vem a calhar quando você precisa de 4 GBs ou mais de RAM. Na verdade, o Windows 10 64 bits suporta até 512 GB de RAM, enquanto o Windows 10 de 32 bits pode utilizar até 3,2 GB de RAM. Como o espaço de memória é muito maior no Windows 64 Bits, significa que você necessita de mais memória que o Windows 32 bits para realizar a mesma tarefa, mas você é capaz de fazer muito mais, você pode ter mais aplicações abertas , fazer coisas como executar uma varredura de antivírus em segundo plano, sem que isso afete o desempenho do sistema. Windows 10 64 bits é mais seguro também, o código malicioso não pode facilmente se infiltrar, os drivers são mais confiáveis uma vez que são assinados antes que possam funcionar no Windows 64 bits.

Detalhes

ATENÇÃO: Não há um caminho mostrando como atualizar a versão 32 bitsdo Windows para o Windows 10 64 Bits. Todo processo necessita somente de uma instalação limpa. O que significa, que você precisará fazer backup dos seus arquivos pessoais, reinstalar softwares e reinstalar os drivers do hardware.

Veja as instruções: Como baixar o arquivo ISO Oficial do Windows 10

A compatibilidade é uma consideração crítica se você decidir mudar para Windows 10 64 bits, você vai precisar de drivers de dispositivos 64 bits para qualquer dispositivo de hardware que você tenha. Também, não há nenhum subsistema no Windows 10 64 bits, o que significa,  que seus aplicativos devem ser de 32 bits ou 64 bits somente, nenhum instalador ou desinstalador 16 bits. Também, se você decidir mudar para o Windows 10 64 bits no futuro, não há um caminho para um upgrade para o Windows 32 bits, somente uma instalação limpa.

O meu computador é 64 bits?

Antes de você iniciar o processo de migração para o Windows 64 bits, você precisa saber se seu sistema é capaz de ser 64 bits. Se você já está executando uma versão do Windows 8 32 bitsou posterior, você pode descobrir fazendo o seguinte:

Pressione a tecla Windows+ X no seu teclado

Imagem

Clique em System (Sistema)

Imagem

Olhe em System (Sistema)> System type (Tipo de Sistema):

Lá irá listar se o processador é baseado em x64 ou não. No meu caso eu tenho um processador 64 bits. Depois de ter confirmado isso, você pode passar para a próxima etapa.

Para Windows 7 e versões anteriores:

Imagem

Você pode verificar se seu processador é 64 bits usando a ferramenta gratuita chamada CPU-Z. Uma vez instalada, clique duas vezes e ela irá analisar seu sistema. Clique em aba CPU e procure o campo Instructions (Instruções), procure as instruções chamadas AMD64 ou EM64T. Se você ver uma dessas instruções é porque seu processador é 64 bits.

Por favor, note que alguns processadores 64 bitsantigos não será possível executar o Windows 10 64 bits.

Para instalar o Windows 10 em seu computador, o processador (CPU) precisa ter os seguintes recursos: Physical AddressExtension (PAE), NX, e SSE2. A maioria das CPUs tem suporte para esses recursos, se você receber esse erro, é porque provavelmente o recurso NX não está habilitado em seu sistema.

Para resolve esse erro, siga das intruções do fabricante para permitir NX (“No eXecute bit”), ou o equivalente XD (“eXecute Disabled”), o recurso está dentro das configurações da BIOS. Esse recurso geralmente é encontrado nas guias Avançado ou Segurança dentro das configurações da BIOS, e pode ter uma variedades de nomes, incluindo, mas não limitados a:

  • No Execute Memory Protect
  • Execute Disabled Memory Protection
  • EDB (Execute Disabled Bit)
  • EVP (Enhanced Virus Protection)

Se nas configurações da BIOS a opção de NX (XD, EDB, ou EVP) não estiver disponível, você precisará entrar em contato com o fabricante para poder atualizar a BIOS. Perceba que em alguns processadores mais antigos o Windows 10 64 bitsnão será suportado. A solução é usar em seu computador o Windows 32 bitsou considere adquirir um hardware mais atual para poder utilizar o Windows 64 bits.

Um artigo foi publicado com mais detalhes sobre as exigências AE / NX / SSE2 para o Windows, casos de erros e cenários que os clientes encontram quando os computadores não conseguem cumprir com às exigências e o que fazer para poder instalar o Windows 10 em seu PC.

Você pode visualizar o artigo em: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/hardware/hh975398.aspx. (somente disponível em inglês)

Será que meu sistema cumpre todos os requisitos?

Não basta apenas possuir um processador 64 bitspara ter o Windows 64 bits. E quanto aos outros hardwares, sua placa de vídeo, dispositivo de áudio, impressora e outros dispositivos críticos que você usa? Além disso você precisa ter pelo menos 4 GB de RAM, eu sugiro continuar com o Windows 32 bitsa menos que você considere aumentar a quantidade de memória além dos 4 GB de RAM.

A primeira coisa a ser feita é criar um inventário de seu hardware e softwares. Depois de ter feito isso, vá no site do fabricante e verifique se há drivers disponíveis na versão 64 bits. Possa ser que o fabricante não tenha drivers 64 bit para o Windows 10, mas possa ser que tenha para Windows 7 e Windows Vista 64 que poderá funcionar. A razão é que o Windows 8, Windows 7 e Windows Vista compartilham do mesmo modelo de driver. A compatibilidade dos aplicativos ainda é algo crítico, por exemplo, se você estiver executando aplicativos projetados para Windows XP ou aplicativos que não sejam totalmente 32 bits, você pode querer repensar na decisão. Aplicativos que são 32 bitspode conter código 16 bitse com isso não funcionará no Windows 64 bits. Então você precisa pensar muito antes de realizar essa mudança.

Backup do seu computador:

Depois de conferir todos os pré-requisitos, verificar todas as atualizações dos drivers e verificar a compatibilidade dos seus aplicativos, agora você precisa realizar o backup dos seus arquivos pessoais. Não há um caminho mostrando como atualizar do Windows 32 bitspara o Windows 10 64 bits. Sim, você terá que reinstalar todos os drivers (drivers 64 bits preferencialmente) e seus aplicativos. Caso tenha alguma configuração a mais a ser feita terá que ser feita por você.

Leia mais em:

How to: Install and Update drivers in Windows 10 (somente disponível em inglês)

Alguns links falando mais sobre backup, clique no link conforme sua versão do Windows que está rodando: Windows XP,Windows Vista, Windows 7, Windows 8/8.1 (somente disponível em inglês)

Também o review: How to manually backup and restore your files (somente disponível em inglês)

Depois de ter atualizado as atualizações importantes e ter verificado os pré-requisitos conforme instruções, você agora está pronto para realizar a atualização gratuita para o Windows 10.

Considerações antes de você mudar:

Os usuários que querem trocar da versão 32 bitsdo Windows para o Windows 10 64 bitsdevem estar cientes que a migração é um processo que contém vários passos. Após uma verificação de conformidade é ofertada uma atualização gratuita para o Windows 10. Windows 10 64 bitsrequer uma instalação customizada, mas primeiro você precisa atualizar sua versão atual para o Windows 10 32 bits para depois atualizar para o Windows 10 64 bits. Certifique-se que você está conectado com uma Conta Microsoft para garantir a ativação do Windows 10 32 bits.

Imagem

Windows 10 32 bits ativado

Download do Windows 10 64bits

Depois de ter checado os pré-requisitos, agora você precisa realizar o download da ISO do Windows 10 64 bitse criar um disco bootável.

Note que você precisa realizar o download do Windows 10 de acordo com a sua versão/edição que você terá direito. Se você tiver o Windows 7 Home Premium e instalar o Windows 10 Pro, você terá problemas e terá que adquirir a licença do Windows 10 Pro ou voltar para o Windows 7 Home Premium e depois realizar o upgrade para o Windows 10 Home.

What are the editions of Windows 10 available? (somente disponível em inglês)

Preparando o arquivo .ISO para instalação.

Leia as instruções de como gravar uma imagem .ISO no Windows 7 ou versões posteriores:

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/Burn-a-CD-or-DVD-from-an-ISO-file

Você também pode usar a ferramenta Microsoft USB/DVD, que é recomendado para usuários do Windows XP. 

Depois de obter a .ISO você pode usar o Microsoft .iso para criar um DVD inicializável ou USB (requer um DVD em branco ou Pen drive USB de pelo menos 4 GB).

Imagem

Para sistemas baseado em UEFI

Se seu computador é baseado em UEFI, estes sistemas normalmente vêm pré-carregados com o Windows 8 ou posterior, você precisará preparar o arquivo ISO para essa configuração ou você receberá uma mensagem de erro durante a instalação. O pendrive deve ser formatado como FAT32 e usar o esquema de particionamento GPT. Para fazer isso, você precisa usar o Rufus, uma pequena ferramenta que você pode baixar gratuitamente. 

Imagem

Rufus – credit: Pete Batard/Akeo

Depois de ter instalado o Rufus:

  • Abro-o
  • Selecione a imagem ISO
  • Selecione a imagem ISO do Windows 10
  • Selecione Create a bootable disk using
  • Selecione o particionamento GPT para firmware UEFI como esquema de partição
  • Escolha FAT32 NÃO NTFS como o sistema de arquivos
  • Certifique-se de seu pendrive USB está sendo exibido
  • Clique em Iniciar
  • Feche quando finalizar o processo

Iniciando instalação

Se você tentar iniciar a instalação de uma versão 64 bits do Windows dentro de uma versão de 32 bits do Windows, você receberá a seguinte mensagem de erro.

Imagem

É algo compreensível, uma vez que você está executando a versão 32 bitsdo Windows. Para iniciar a instalação, vocêprecisará reiniciar o computador e iniciar a partir do disco ou pendrive USB que contém os arquivos de instalação. Então, clique no botão fechar.

Para saber como modificar a ordem de boot na BIOS a partir de um DVD, consulte abaixo o tutorial:

Após alteração de ordem de boot para uma inicialização por DVD ou Pen Drive, você verá essa opção.

Se você estiver instalando a partir de um pen drive, veja as instruções a seguir como preparar seu computador para inicializar:

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/Start-your-computer-from-a-Windows-7-installation-disc-or-USB-flash-drive

Veja o artigo para obter detalhes completos de como executar uma instalação personalizada: How to: Do a custom installation of Windows (somente disponível em inglês)

Recursos

How to activate the latest Windows 10 build (somente disponível em inglês)

How to: 10 things to do if Windows 10 Setup fails. (somente disponível em inglês)

How to: Do a clean install of Windows 10 (somente disponível em inglês)

Referências:  Microsoft Community – En-US

One Comment

  1. Ou seja, mesmo com o w10 instalado com a versão 32 bits, se eu desejar atualizar pra 64 terei q formatar o meu note.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: