Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Microsoft está encerrando o suporte ao Windows Phone 8.1

| 0 comentários

A Microsoft está encerrando oficialmente o suporte ao Windows Phone 8.1, sistema operacional que, um dia, foi a grande aposta da companhia no mercado mobile. Conforme já havia anunciado anteriormente, os dispositivos com o sistema operacional não receberão mais atualizações a partir desta terça-feira (11), com a companhia mantendo apenas a mais recente edição em seu rol de plataformas ativas.

A sugestão da empresa, desde o anúncio do fim do suporte, é que os usuários realizem o update para o Windows 10 por meio do Supervisor de Atualização, um aplicativo que realiza todo o processo. Entretanto, essa conversão não acontece do modo tradicional e como nos outros sistemas, em que uma notificação é exibida na tela indicando essa possibilidade.

Por isso mesmo, de acordo com os números da Microsoft, mais de 70% dos usuários elegíveis para receberem a nova versão da plataforma ainda não fizeram o upgrade. Com o fim do suporte e alertas sobre isso em seu site oficial e também na imprensa, a companhia espera reverter esse quadro e garantir que os usuários continuem com as edições mais recentes do sistema.

Estão com problemas, por outro lado, aqueles que usam aparelhos que não são compatíveis com a atualização do Windows 10. Para eles, não há opção além de continuar com um dispositivo desatualizado – e potencialmente vulnerável, principalmente a malwares – ou adquirir um novo aparelho.

Vale lembrar que a data fixada pela Microsoft se refere ao fim do suporte mainstream para o Windows 8.1, ou seja, atualizações críticas ou de segurança podem continuar a sair. E vivemos em um mundo no qual até o Windows XP recebeu updates quando a coisa se tornou pesada demais para que ele permanecesse sem. A pequena base de usuários do Windows Phone 8.1, entretanto, pode depor contra esse ideal.

Para saber se seu dispositivo é compatível com a atualização para o Windows 10, basta acessar a loja de aplicativos e procurar pelo aplicativo Supervisor de Atualização. Ele é grátis e realiza todo o processo necessário de verificação, download e instalação.

Fonte: Microsoft

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.