Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Windows 10 se aproxima ainda mais da liderança

| 0 comentários

Noticia boa, o Windows 10 continua em seu caminho firme para assumir a liderança no total de usuários da plataforma em todo o mundo. De acordo com dados da StatCounter, uma empresa global especializada em pesquisas do mercado de tecnologia, em setembro de 2017, a mais recente versão do sistema operacional contabilizou 39,9% de todos os computadores que utilizam a plataforma.

O crescimento de quase 2% em relação ao total de agosto pode parecer pequeno quando se coloca desta maneira, mas representa a continuidade de uma curva de aumento constante, experimentada pela plataforma desde seu lançamento. Na mesma medida, vem caindo o número de usuários do Windows 7, que hoje, conta com 43,9% de market share.

No Brasil, a situação está ainda mais próxima de mudar. Enquanto o Windows 7 tem 45,1% de market share, a versão 10 aparece bem próxima, com 41,8% e crescimento equivalente, não coincidentemente, à quantidade de perdas que o antecessor vem apresentando mês a mês. A expectativa é de ultrapassagem, pelo menos em nosso país, até o final do ano, caso esse ritmo se mantenha.

Já nos EUA, um dos principais mercados da companhia de Redmond, a liderança já é do Windows 10. Por lá, a plataforma já está presente em mais de metade de todas as máquinas que rodam plataformas da empresa e vem apresentando crescimento cada vez maior, ganhando mais de 2% de market share em setembro. Esse total, claro, veio da perda de usuários do Windows 7, que teve queda semelhante no período.

Enquanto as linhas dos rincões superiores se aproximam cada vez mais em âmbito mundial, no campo inferior, há pouca movimentação e, para desespero da Microsoft, o Windows XP ainda aparece como o quarto sistema operacional mais usado pelos clientes da empresa. Ele tem 4,19% de penetração e apresentou redução de apenas 0,3% em setembro, ficando atrás somente do Windows 8.1, com 9,01% e, também, com pouco sinal de mudança ou atualização por parte dos usuários.

Felizmente, principalmente em termos de segurança, o Brasil parece fora dessa dinâmica. Por aqui, apenas 1,6% dos computadores com Windows ainda rodam a versão XP da plataforma, um número que coloca a edição como a penúltima mais utilizada, ficando atrás apenas do Vista.

Os dados da StatCounter são obtidos a partir de métricas disponibilizadas por mais de dois milhões de sites, que contabilizam 10 bilhões de visualizações de páginas mensalmente. Além do PC, a consultoria cobre também o mercado mobile e web, disponibilizando métricas semelhantes sobre sistemas operacionais móveis, navegadores e redes sociais.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.