Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Microsoft libera preview do Windows Server 2019

| 0 comentários

Nos últimos anos, a Microsoft investiu pesado no Windows 10 e na plataforma Azure, mas isso não quer dizer que a companhia colocou o seu sistema operacional para servidores em segundo plano: a primeira prévia oficial do Windows Server 2019 (build 17623) já está disponível para empresas e profissionais de TI dispostos a testá-la.

Um dos focos da nova versão é a segurança, detalhe um tanto óbvio: um sistema operacional voltado a servidores ou gerenciamento de redes internas, por exemplo, requer proteção constante. Para tanto, um dos recursos implementados no Windows Server 2019 é o Windows Defender Advanced Threat Protection (ATP), conjunto de mecanismos capaz de identificar e mitigar ações de malwares ou outras ameaças.

Dentro do ATP é possível encontrar, por exemplo, o Exploit Guard, que consiste em instruções em nível de kernel criadas para, entre outros perigos, evitar que o sistema operacional seja explorado por meio de vulnerabilidades.

Ferramentas voltadas a aplicações nas nuvens também fazem parte do pacote. O Windows Server 2019 permite que o servidor seja integrado a serviços como Azure Backup e Azure File Sync rapidamente, sem que as aplicações rodando no servidor tenham que ser interrompidas. A Microsoft também cita o suporte aos Cluster Sets, ferramentas que permitem escalar determinadas aplicações nas nuvens.

Outros recursos incluem o Storage Spaces Direct, que possibilita a um administrador gerenciar com relativa facilidade as unidades de armazenamento vinculadas ao servidor (é possível verificar o estado funcional de um HD, por exemplo), e, como não poderia deixar de ser, suporte a máquinas virtuais, incluindo aquelas baseadas em distribuições Linux.

Para baixar a prévia do Windows Server 2019 é necessário ter cadastro no programa de testes do Windows Insider. A versão final do sistema operacional ainda não tem data definida de lançamento, mas, de acordo com a Microsoft, será disponibilizada no segundo semestre. Os detalhes estão no blog do Windows.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.