Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Com foco na segurança Windows Server 2019 trará novidades

| 0 comentários

A Microsoft mostrou que nos últimos anos investiu pesado no seu sistema operacional Windows e no Azure. No entanto, apesar de parecer ter sido deixado de lado pela fabricante, o Windows Server, seu sistema operacional para servidores, as mudanças nos outros produtos também refletem em novas funcionalidades e integrações com o sistema que podem beneficiar muitos os usuários.

O Windows Server teve uma prévia liberada para quem quisesse testar, mas a previsão é que a edição completa para comercialização seja disponibilizada até fim desse ano. Contudo, de imediato, algumas mudanças puderam ser notadas na versão 2019 mesmo que não seja a final e integral.

Foco em Segurança

O que foi possível notar logo de cara é o foco na segurança. Pode parecer evidente a necessidade de atualizações que visam otimizar e garantir a segurança de servidores e dos dados presente neles, ainda mais quando para analisar o grande número de notícias e informações que chegam todos os dias sobre novas ameaças e crimes virtuais. Por isso, o que vamos destacar na nova versão do Windows Server é o suporte a implementação do Windows Defender Advanced Threat Protection (ATP), que convenhamos é muito bem-vinda.

Se ainda não sabe o que é, o ATP se trata de um conjunto de mecanismos que são capazes de identificar, investigar e responder a ameaças de maneira inteligente. Como de maneira inteligente? Ele age através de prevenção, com a detecção e exploração de vulnerabilidades ligadas ao sistema operacional, investigando e corrigindo falhas automaticamente.

Um exemplo dos recursos presentes no ATP é o Exploit Guard. Ele evita a exploração de brechas de segurança presentes em aplicativos utilizados pelos usuários. Assim ele reduz o espaço para atuação de ameaças e consegue responder rapidamente as detecções.

Mais novidades

Ainda com foco na segurança, mais novidades estão presentes no Windows Server 2019. Uma delas é a criptografia de redes virtuais, que segundo a fabricante, tem como resultado uma proteção mais eficaz contra tentativas de interceptação de trafego de rede. Ela faz isso criptografando automaticamente todos os dados no trafego entre Máquinas Virtuais (VM).

Outra novidade que recebeu atenção especial na nova versão é o Windows Admin Center. Conhecido anteriormente como Projeto Honolulu, ele se trata de um conjunto de ferramentas para gerenciar localmente a administração de servidores Windows. O Windows Admin Center garante aos profissionais de TI, controle sobre os aspectos da infraestrutura de servidor e pode ser bem útil para o gerenciamento em redes privadas não conectadas à Internet.

Tendências para infraestruturas de TI

A Microsoft está acompanhando algumas tendências e o Windows Server 2019 em sua versão final vai trazer muitas outras novidades. Provavelmente seus novos recursos irão muito além das que mencionamos ligadas a segurança e armazenamento da sua infraestrutura de TI. Então vamos aguardar mais novidades e em breve compartilhamos tudo o que você precisa saber sobre o Windows Server 2019.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.