Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Definir local de rede Privado no Windows Server 2016 com PowerShell

| 0 comentários

Quando conectamos uma nova rede no computador, nos é perguntado se queremos compartilhar dados na rede ou não. Caso o clique seja feito no Não, ou ignorarmos esse questionamento, o Windows entende que você está em uma rede pública e não habilitará nada de compartilhamentos ou acesso remoto. Isso é uma dor de cabeça para quem usa os computadores ou servidores em rede.

Para realizar a troca de rede pública para rede privada, nem sempre é tão fácil. E para isso segue um tutorial rápido de como realizar o procedimento via PowerShell:

Com o PowerShell executado como administrador, precisamos descobrir em que localização de rede que que o computador está conectado e o índice de Interface de rede.

PS > Get-NetConnectionProfile
Name : Midegard
InterfaceAlias : Wi-Fi
InterfaceIndex : 6
NetworkCategory : Public
IPv4Connectivity : Internet
IPv6Connectivity : LocalNetwork
Após obtermos o "InterfaceIndex" e descobrirmos que a "NetworkCategory" está realmente como "Public", realizaremos o procedimento de alteração do local de rede para Privada.
PS > Set-NetConnectionProfile -InterfaceIndex 6 -NetworkCategory Private
Após esse procedimento, se realizarmos novamente o comando Get-NetConnectionProfile, será possível obseravar que a categoria de rede passou a ser Privada e não mais Pública
PS > Get-NetConnectionProfile
Name : Midegard
InterfaceAlias : Wi-Fi
InterfaceIndex : 6
NetworkCategory : Private
IPv4Connectivity : Internet
IPv6Connectivity : LocalNetwork

Simple e facil de ser utilizado.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.