Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Windows 10 libera novo app da Cortana para usuários em testes

| 0 comentários

A Microsoft anunciou que a build 18980 (20H1) do Windows 10 está disponível para download dentro do programa Insiders, com destaque para a Cortana. Além de melhorias no suporte para Linux e correções em vários pontos, o que mais chama atenção é que o novo aplicativo da assistente pessoal passa a ficar disponível para mais pessoas.

Atualmente a Cortana faz parte do Windows 10 de forma integrada, sem aplicativo separado e pode ser chamada (alguém faz isso?) por um botão que fica do lado da caixa de busca da barra de ferramentas. Aos poucos ela vem saindo do sistema e já está em testes dentro de um aplicativo separado, que pode ser baixado a partir da Windows Store, loja de aplicativos e jogos para a plataforma da Microsoft.

O curioso é que a Cortana em seu próprio app e ainda em testes, apenas reconhece o inglês. Na versão mais recente, a que está disponível para todos no Windows 10, a assistente entende inglês, português (até o nosso brasileiro), francês, alemão, italiano, japonês e espanhol. A Microsoft afirma que a restrição linguística está ligada ao período de testes e tem como objetivo acelerar o desenvolvimento do app. Então tá né.

Além da assistente pessoal, que agora está disponível para todos do programa Insiders, esta versão de testes do sistema operacional adiciona suporte para o WSL2 em dispositivos ARM64. O WSL2 é o subsistema do Windows para Linux, que agora é compatível com maior opção de hardwares.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.