Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Windows 10X terá novo menu Iniciar e login rápido

| 0 comentários

Microsoft confirmou a existência do Windows 10X quando anunciou o Surface Neo com duas telas: o sistema operacional tem uma interface diferente para o menu Iniciar e a barra de tarefas, e é capaz de rodar programas clássicos Win32. Um documento interno da empresa revela mais detalhes: ele também estará presente em notebooks e tablets, terá uma experiência mais rápida de login, e virá com um Windows Explorer renovado.

O documento da Microsoft foi encontrado pela conta WalkingCat do Twitter e ficou online por algum tempo até ser retirada do ar. Ele menciona que o Windows 10X não rodará apenas em dispositivos de tela dupla: o sistema estará em tablets, com botões centralizados na barra de tarefas; e em laptops, com esses botões alinhados à esquerda (assim como no Windows 10 tradicional).

O menu Iniciar agora se chama “Launcher”: ele traz uma barra de busca na parte superior, e uma grade com aplicativos, sites e recomendações. Será possível arrastar e soltar os ícones para reorganizá-los e criar pastas; ou selecionar a opção “Mostrar tudo” para expandir a grade e ver tudo o que está instalado.

Por padrão, o Launcher mostrará programas instalados recentemente; apps, arquivos e sites usados com frequência; e “até 10 recomendações de alta confiança”. A busca será integrada com a web e com os arquivos do usuário.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.