Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Melhorias do Windows Server 2019

| 0 comentários

Uma pergunta para você: como é feita a gestão dos servidores da sua empresa hoje? A partir do Microsoft Ignite, a Microsoft levantou diversos insights a partir do feedback dos consumidores para desenvolver o melhor servidor possível.  Com o licenciamento Windows Server 2019 você conecta ambientes na infraestrutura local com a nuvem do Microsoft Azure, juntando tudo em um só lugar: com recursos híbridos eficientes, segurança avançada e a inovação mais veloz para aplicativos.

Para te ajudar a escolher a versão do sistema operacional mais adequada ao tamanho da sua organização e em seus requisitos de virtualização e de datacenter, nós preparamos um guia completo sobre o licenciamento Windows Server 2019. Confira.

Windows Server Datacenter vs. Standard

A principal diferença entre essas versões é a quantidade de máquinas virtuais que elas licenciam. Enquanto a versão Datacenter é ideal para ambientes de nuvem altamente virtualizados, dando o direito a virtualizar infinitas máquinas por host licenciado, a Standard te dá o direito a virtualizar mais 2 licenças de Windows Server e é adequada para ambientes físicos ou minimamente virtualizados.

Como o custo de uma licença do Datacenter é aproximadamente 7 vezes o custo de uma licença padrão, se você estiver executando menos de 14 máquina virtuais em um servidor físico, é mais vantajoso obter o licenciamento Windows Server 2019 Standard. 

Windows Server Essencial

Destinada às pequenas empresas (com até 25 usuários e 50 dispositivos), essa versão possui um preço mais baixo em comparação às edições anteriores e possui suporte para execução de aplicativos tradicionais e outros recursos, como o compartilhamento de arquivos e impressoras. Também é uma boa opção para clientes que atualmente usam a edição Foundation, que foi descontinuada.

Vale lembrar que, quando falamos de licenciamento do Windows Server, a Microsoft exige que seja comprada a licença do servidor e uma outra licença – que se chama Client Access License (CAL) –, para cada usuário ou dispositivo que acesse o seu domínio de rede interno  Na versão Essencial nenhuma CAL é necessária.

Novos recursos do Windows 2018

As principais melhorias do Windows Server 2019 estão relacionadas à nuvem híbridasegurança, plataforma de aplicativos e HCI (infraestrutura hiperconvergente). Tais novidades promovem recursos de segurança avançados, gerenciamento dos servidores e armazenamento, que são devidamente proporcionais aos objetivos do seu negócio.

Insights do sistema

O sistema reúne funcionalidades locais de análise de previsão de modo nativo no Windows Server que analisam localmente os dados de sistema (como contadores de desempenho e eventos). Desta forma, são fornecidos insights sobre o funcionamento de seus servidores, que ajudam a reduzir as despesas operacionais associadas ao gerenciamento reativo dos problemas em suas implantações do Windows Server.

Windows Defender ATP Exploit Guard 

É o novo conjunto de funcionalidades para prevenção contra invasões de host. Seus componentes foram projetados para bloquear o dispositivo diante de uma ampla variedade de vetores de ataque, permitindo que você mantenha o equilíbrio entre os riscos de segurança e os requisitos de produtividade.

proteção avançada contra ameaças do Windows Defender fornece acesso para sensores profundos de kernel e memória reforçados pelos recursos abundantes de segurança do Azure, contribuindo assim para melhorar a segurança proativa e a reduzir a exposição. Ao mesmo tempo, que possibilita ações rápidas de resposta nos pontos de extremidade do Windows Server 2019.

Serviço de migração de armazenamento

Uma nova tecnologia que facilita a migração dos servidores, para uma versão mais recente do Windows Server.  Basicamente, é feito o inventário dos dados em servidores, a transferência e configuração para servidores mais recentes por meio de uma ferramenta gráfica. É possível ainda, opcionalmente, mover identidades dos servidores antigos para os novos, para que os aplicativos e usuários não precisem alterar nada. 

Eficiência e produtividade

Se otimização de resultados é o que você quer, aumente a eficiência e produtividade da sua empresa por meio de camadas potentes de segurança e inovações com o licenciamento Windows Server 2019.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.