Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Microsoft planeja grandes mudanças na interface do Windows 10

| 0 comentários

Objetivo é produzir uma interface com aparência e comportamento mais consistente; “pai” do Surface estaria conduzindo o projeto

A Microsoft está preparando grandes mudanças para “revigorar” a interface do Windows 10. Segundo o site Windows Central, elas serão parte de uma atualização do sistema que atualmente tem o codinome interno “Sun Valley”, com lançamento previsto para o final de 2021.

O projeto estaria sendo liderado pela equipe Windows Devices and Experiences, liderada por Panos Panay, “pai” da família Surface, que assumiu o posto em fevereiro deste ano. Em maio a empresa anunciou que em 2021 iria “reinvestir no Windows 10”, e a Sun Valley seria um fruto desse investimento.

Ainda não há uma lista do que irá mudar no Sun Valley, mas fontes do site afirmam que haverá “novas experiências” centradas no Menu Iniciar e Action Center, provavelmente baseadas nas encontradas no Windows 10X, mas modificadas para um ambiente desktop. A Microsoft também estaria trabalhando em uma barra de tarefas atualizada, construída com código moderno, e uma nova interface para o Explorador de Arquivos.

Usuários de tablets terão uma “experiência mais fluida” e melhores animações. Um novo teclado virtual e um seletor de emojis já estão disponiveis no canal Dev do programa Windows Insider.

Fontes também indicam uma maior adoção da API WinUI na interface e aplicativos inclusos com o sistema, e afirmam que mais apps legados serão atualizados para ter suporte ao modo escuro, para tornar a aparência e comportamento de interface mais consistente neste modo.

O novo design não será uma nova linguagem visual, mas sim uma evolução da atual Fluent Design e provavelmente manterá o nome, já que o objetivo da Microsoft é atualizar e focar o design atual, tentando aplicá-lo de forma mais consistente em todo o sistema operacional.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.