Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Windows Terminal no Windows 11

| 0 comentários

Windows Terminal 1.2  trouxe uma novidade que, provavelmente, era muito esperada por seus usuários: a partir de agora, a ferramenta pode ser usada como o terminal padrão do Windows 11.

Na prática, isso significa que, quando você executar qualquer aplicação baseada em linha de comando, o Windows Terminal será inicializado automaticamente para rodar essa tarefa, e não mais o CMD (Prompt de Comando).

O Windows Terminal é uma ferramenta de código aberto que a Microsoft apresentou em 2019. A sua proposta é a de tornar o Windows compatível com vários terminais para linha de comando: o próprio Prompt de Comando, o PowerShell e o Windows Subsystem for Linux (WSL).

Desde o anúncio oficial, a ferramenta vem passando por uma série de aperfeiçoamentos. Ela já suporta, por exemplo, várias abas abertas ao mesmo tempo, aceleração por hardware, personalização de interface, múltiplos idiomas e por aí vai.

Windows Terminal 1.2 (preview)

Atualmente, a versão estável do Windows Terminal é a 1.11. A partir dela é que a ferramenta pode ser usada como padrão no sistema operacional. Para tanto, o usuário deve habilitar essa opção nas configurações do Windows 11 ou nas da própria ferramenta.

Mas, como você já sabe, o anúncio dessa semana também serviu para a Microsoft apresentar a versão preview (preliminar) do Windows Terminal 1.2. Além de também poder ser usada como padrão no sistema operacional, essa versão traz um conjunto de novas funcionalidades.

Entre elas está a opção de restaurar guias abertas previamente quando o Windows Terminal for reinicializado. Outra é o suporte ao modo de transparência total do Windows 11.

A lista de recursos adicionados pode ser conferida no anúncio oficial.

O Windows Terminal pode ser baixado gratuitamente na Microsoft Store ou na página do projeto no GitHub.

Até a próxima !!

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.