Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Diferenças e recursos Windows Server 2022 vs 2019 vs 2016

| 0 comentários

Windows Server 2022 oferece os recursos mais recentes para clientes da Microsoft e é considerada a versão mais segura em comparação com as versões anteriores. Devido às crescentes ameaças e ataques à segurança cibernética, a Microsoft introduziu o novo Windows Server 2022 com recursos de segurança atualizados. Além disso, o Windows Server 2022 também oferece aos usuários uma versão aprimorada do seguinte:

Armazenamento,Centro de administração do Windows,Rede,Nuvem híbrida etc.

Neste artigo, discutiremos os novos recursos do Windows Server 2022 e veja como ele é diferente das versões 2019 e 2016 do Windows Server. Também veremos quais recursos a Microsoft removeu do Windows Server 2022.

Windows Server 2022: requisitos de hardware

Para instalá-lo, seu sistema deve ter os seguintes requisitos de hardware para Windows Server 2022:

Processador: Seu sistema deve ter um processador de 1,4 GHz e 64 bits compatível com a arquitetura x64.RAM: para instalar o Windows Server 2022, seu sistema deve ter no mínimo 512 MB de RAM.Rede: a placa NIC em seu sistema deve ser capaz de suportar pelo menos 1 GBPS largura de banda.Armazenamento: são necessários pelo menos 32 GB de espaço em disco para instalar o Windows Server 2022.

A diferença t versões do Windows Server 2022

A Microsoft anunciou as quatro versões a seguir do Windows Server 2022:

Windows Server 2022 StandardWindows Server 2022 EssentialWindows Server 2022 Data CenterWindows Server 2022 Data Center Azure Edition

Vamos dê uma olhada nas seguintes versões do Windows Server 2022.

1] Windows Server 2022 Standard Edition

A edição Standard é a versão básica do Windows Server 2022. Se você comprar esta versão do Windows Server 2022, você receberá apenas uma única licença que funcionará com duas máquinas virtuais e um Hyper-V.

2] Windows Server 2022 Essential Edition

A Microsoft desenvolveu o Windows Server 2022 Essential Edition, especialmente para pequenas empresas e startups. É uma solução ideal para organizações com no máximo 25 usuários e 50 dispositivos.

3] Windows Server 2022 Data Center Edition

A edição Windows Server 2022 Data Center tem recursos quase semelhantes para a edição Standard, exceto para alguns, como VMs protegidas. Esse recurso não está incluído na versão Standard do Windows Server 2022. O recurso VM protegida permite que os usuários tornem o firmware da máquina virtual e os dados de inicialização mais seguros. Além disso, os usuários também podem usar a criptografia de disco Bitlocker na edição Data Center do Windows Server 2022.

Além disso, se você comprar a edição Data Center do Windows Server 2022, receberá um número ilimitado de Hyper-V Máquinas Virtuais.

4] Windows Server 2022 Data Center Azure Edition

O Windows Server 2022 Data Center Azure é uma edição especial desenvolvida pela Microsoft. Ele oferece alguns recursos exclusivos que outras versões do Windows Server 2022 não possuem. Você pode executá-lo na máquina virtual do Azure ou em um cluster de pilha do Azure HCI.

Um dos benefícios de atualizar as versões mais antigas do Windows Server para a edição do Windows Server 2022 Data Center Azure é o recurso Hot Patch que permite você instala as atualizações sem reiniciar o servidor.

Windows Server 2022 x Windows Server 2019 x Windows Server 2016

Abaixo, descrevemos os recursos do Windows Server 2022 e os comparamos com as versões anteriores, 2016 e 2019.

Armazenamento

O novo Windows Server 2022 vem com melhorias de armazenamento. Para eliminar os problemas de gerenciamento de dados, a Microsoft introduziu o armazenamento avançado no Windows Server 2022. Vamos dar uma olhada em alguns dos recursos de armazenamento atualizados do Windows Server 2022:

Storage Migration ServiceVelocidade de reparo de armazenamento ajustávelReparo e ressincronização mais rápidos Compressão SMB

1] Serviço de migração de armazenamento

Com o Windows Server 2022, os usuários podem migrar facilmente o armazenamento para o Azure e para o Windows Server. Alguns dos recursos que permanecem disponíveis para os usuários durante a execução do Storage Migration Server são:

Migrar grupos e usuários locais para o novo servidor.Migrar armazenamento de um servidor Linux que usa Samba.Migrar para novas redes.Sincronizar os dados migrados para o Azure usando a Sincronização de Arquivos do Azure.

O Windows Server 2019 também oferece suporte ao Serviço de Migração de Armazenamento, mas o Server 2022 tem uma versão atualizada do Serviço de Migração de Armazenamento. Por outro lado, o Windows Server 2016 não possui Serviço de Migração de Armazenamento.

2] Velocidade de reparo de armazenamento ajustável

Esse é um novo recurso que a Microsoft introduziu no Windows Server 2022. Com isso recurso, os usuários terão mais controle sobre o processo de ressincronização de dados. Eles podem reparar cópias de dados ou executar cargas de trabalho ativas, o que os ajuda a atender seus clusters com mais eficiência.

3] Reparo e sincronização mais rápidos

O reparo e a ressincronização do armazenamento após eventos como reinicializações de nós e as falhas de disco ficaram mais rápidas no Windows Server 2022. Agora, o tempo necessário para realizar um reparo pelo servidor terá menos variação para que você tenha mais certeza de quanto tempo todo o processo levará para ser concluído.

4] Compactação SMB

No Windows Server 2022, você não precisa usar uma ferramenta de terceiros para compactar arquivos. O recurso de compactação SMB permite compactar os arquivos à medida que são transferidos pela rede. Este é um novo recurso que a Microsoft adicionou ao Windows Server 2022. Você não o encontrará nos Windows Servers 2016 e 2019.

Segurança

No Windows Server 2019, a Microsoft introduziu o Recurso de proteção avançada contra ameaças do Windows Defender. Esse recurso também é conhecido como ATP e usa algoritmos de aprendizado de máquina para detectar comportamentos prejudiciais, a fim de proteger os dados de uma organização contra ataques cibernéticos. Devido ao aumento de crimes e ataques cibernéticos, a Microsoft decidiu atualizar os recursos de segurança e tornar o Windows Server mais seguro do que antes. Agora, chegando ao Windows Server 2016, os recursos de segurança, como a proteção avançada contra ameaças integrada do Windows Defender, VMs blindadas para Windows Server e Linux etc., estão ausentes.

O Windows Server 2022 vem com uma versão atualizada de segurança. A seguir estão os três principais aprimoramentos de segurança que a Microsoft fez no Windows Server 2022. Esses recursos de segurança não estavam presentes no Windows Server 2016 e 2019.

Raiz de confiança do hardwareProteção de firmwareSegurança do ambiente virtual

1] Raiz de hardware-of-trust

O Windows Server 2022 requer o TPM (Trusted Platform Module) 2.0, que fornece aos usuários um armazenamento seguro baseado em hardware para chaves e dados criptográficos confidenciais. A criptografia de unidade Bitlocker, que é um dos recursos do Windows Server 2022, também usa a tecnologia de raiz de confiança de hardware.

2] Proteção de firmware

Para tornar o firmware mais confiável seguro, a Microsoft introduziu processadores de servidor de núcleo seguro. Esses processadores usam a tecnologia DRTM (Dynamic Root of Trust for Measurement) para medir e verificar os processos de inicialização. Além disso, as CPUs também usam a tecnologia de proteção DMA (Direct Memory Access) para isolar o acesso do driver à memória.

3] Tecnologia de ambiente virtual

Os servidores Secured-core suportam VBS ( Segurança baseada em virtualização), que usa recursos de virtualização de hardware para criar e isolar a região segura da memória do sistema operacional normal. Isso ajudará a proteger os dados dos usuários de diferentes vulnerabilidades usadas em ataques de mineração de criptomoedas.

Os recursos de segurança mencionados acima tornam o Windows Server 2022 mais seguro em comparação com as contrapartes mais antigas, Windows Server 2019 e 2016.

Rede

O Windows Server 2022 usa a versão mais recente do TLS (Transport Layer Security). O TLS fornece uma conexão mais segura entre dois nós. É por isso que o Windows Server 2022 oferece aos usuários conectividade de rede mais segura.

No Windows Server 2016, a Microsoft introduziu o TFO (TCP Fast Open) para reduzir o tempo necessário para estabelecer uma conexão TCP. Além disso, para reduzir a perda de pacotes durante a transferência de dados, a Microsoft aprimorou o comportamento do TCP no Windows Server 2016 implementando o TCP Tail Loss Probe (TLP) e o RACK.

O Windows Server 2022 vem com uma versão aprimorada do TCP (Protocolo de Controle de Transmissão) em comparação com as contrapartes anteriores. Esse TCP aprimorado ajudará a tornar a comunicação de rede melhor do que antes. O Windows Server 2022 usa o TCP HyStart++ para minimizar a perda de pacotes durante a inicialização da conexão. Essa tecnologia é a mais eficaz para conexões de internet de alta velocidade. Além disso, a Microsoft também introduziu a tecnologia RACK no Windows Server 2022 para reduzir RTOs (Retransmit TimeOuts).

O Windows Server 2022 oferece uma melhor experiência de rede aos usuários em comparação com as versões anteriores.

Gerenciamento de Nuvem

Quando se trata de trabalho remoto, o Gerenciamento de Nuvem se torna a necessidade básica. No Windows Server 2022, você obterá um melhor gerenciamento de nuvem em comparação com o Windows Server 2016 e 2019.
A Microsoft fez muitas melhorias no gerenciamento de nuvem. Uma dessas melhorias é a introdução de nuvens híbridas no Windows Server 2022. A tecnologia de nuvem híbrida oferece compatibilidade de aplicativos sob demanda.

Windows Admin Center

O Windows Server 2022 vem com um Centro de administração do Windows. Os recursos que não estavam disponíveis nos Windows Servers 2016 e 2019, como atualizações automáticas do Windows Admin Center, área de trabalho de eventos para rastreamento de dados, agora estão disponíveis no Windows Server 2022.

Baixar PDF

Microsoft lançou um PDF falando sobre seus recursos que você pode baixar aqui em microsoft.com.

Recursos descontinuados no Windows Server 2022

A Microsoft descontinuou alguns recursos do Windows Server 2022. Esses recursos estavam disponíveis nas versões anteriores do Windows Server.

SAC (Canal Semestral): a Microsoft anunciaram que vão descontinuar o SAC no Windows Server 2022 e substituí-lo por um serviço de longo prazo ing.Servidor iSNS (Internet Storage Name Service): no Windows Server 2022, você não poderá mais usar o iSNS, pois a Microsoft o removeu.Malha protegida e máquinas virtuais protegidas : O Windows Server 2022 ainda oferece suporte a esse recurso, mas o desenvolvimento futuro desse recurso foi interrompido pela Microsoft.WDS (Windows Deployment Services): a Microsoft anunciou que removerá parcialmente o sistema operacional WDS.

Você deve atualizar para o Windows Server 2022?

O Windows Server 2022 oferece boa conectividade, recursos de segurança mais aprimorados, melhores recursos de Gerenciamento de Nuvem e Windows Admin Center etc., do que os Windows Servers 2016 e 2019. Além disso, você também obterá alguns novos recursos no Windows Server 2022 que não estão disponíveis nas edições do Windows Server 2016 e 2019. Portanto, é um bom passo para atualizar das edições mais antigas do Windows Server para o Windows Server 2022, mas a decisão é sua.

Qual ​​é a diferença entre o Server 2019 e o Server 2022?

No Windows Server 2022, muitos recursos do Windows Server 2019 são atualizados pela Microsoft. Por exemplo, o Windows Server 2022 oferece recursos de segurança aprimorados do que o Windows Server 2019. Além da segurança, a Microsoft se concentrou em atualizar alguns outros recursos do Server 2019, como armazenamento, Windows Admin Center, rede etc. Windows Server 2019 ao Windows Server 2022, a Microsoft também adicionou alguns recursos exclusivos ao WindowsServer 2022, como a tecnologia TCP HyStart++ em rede que ajuda a reduzir a perda de pacotes, atualizações automáticas do Windows Admin Center etc.

Além disso, alguns recursos que estavam presentes no Windows Server 2019 não estarão mais disponíveis no Windows Server 2022, como iSNS, SAC, etc.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.