Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Instalando o Python no Windows Server 2022: Um Guia Completo

| 0 comentários

A instalação do Python em sistemas operacionais Windows Server pode ser uma adição valiosa para administradores de sistema e desenvolvedores que procuram aproveitar as poderosas capacidades de script e automação do Python. O Windows Server 2022, com sua robustez e recursos avançados, não é exceção. Este guia passo a passo mostrará como instalar o Python no Windows Server 2022, garantindo que você tenha acesso a uma das linguagens de programação mais versáteis do mundo.

Pré-requisitos

Antes de iniciar a instalação, certifique-se de ter direitos administrativos no servidor onde o Python será instalado. Uma conexão estável com a Internet é necessária para baixar o instalador do Python.

Passo 1: Download do Python

  1. Acesse o site oficial do Python (python.org) na seção de downloads.
  2. Escolha a versão do Python que deseja instalar. Para iniciantes, a versão mais recente é recomendada.
  3. Faça o download do instalador do Python para Windows, preferencialmente o instalador de 64 bits, compatível com o Windows Server 2022.

Passo 2: Instalação do Python

  1. Execute o instalador baixado como administrador.
  2. Marque a caixa “Add Python X.X to PATH” na parte inferior do instalador. Isso facilitará a execução do Python diretamente do CMD ou PowerShell.
  3. Clique em “Install Now” para iniciar a instalação com as configurações padrão.
  4. Após a conclusão da instalação, clique em “Close” para finalizar o instalador.

Passo 3: Verificação da Instalação

Para verificar se o Python foi instalado corretamente:

  1. Abra o CMD ou PowerShell como administrador.
  2. Digite python --version e pressione Enter. Se o Python estiver corretamente instalado, você verá a versão instalada exibida no terminal.

Conclusão

Com o Python instalado no Windows Server 2022, você está agora pronto para explorar o vasto ecossistema de pacotes e frameworks disponíveis para Python, potencializando a automação, análise de dados, desenvolvimento web, e muito mais. Lembre-se de explorar as melhores práticas de segurança e manutenção para garantir que seu ambiente Python permaneça seguro e atualizado.


Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.