Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Como Extrair Informações de Features e Programas no Windows Server 2022 com PowerShell

| 0 comentários

ntrodução: No ambiente dinâmico da TI, manter um registro atualizado das features, programas e plugins instalados nos servidores é crucial. O Windows Server 2022 oferece diversas ferramentas para essa finalidade, e uma das mais poderosas é o PowerShell.

Desenvolvimento: Utilizando o PowerShell, administradores podem facilmente listar todas as features e programas instalados em suas máquinas Windows Server 2022. Esse processo pode ser automatizado por meio de um script simples, proporcionando uma visão clara do ambiente de software do servidor.

Exemplo de Script PowerShell:

Get-WindowsFeature | Where-Object {$_.InstallState -eq "Installed"} | Format-Table Name, InstallState

Este comando lista todas as features instaladas no servidor. Para programas, pode-se utilizar:

Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion | Format-Table -AutoSize

Conclusão: O PowerShell é uma ferramenta indispensável no arsenal de qualquer administrador de sistemas, oferecendo flexibilidade e poder para gerenciar eficientemente os servidores Windows Server 2022. A automação e extração de dados sobre o software instalado facilita a gestão de ativos e a conformidade de licenças.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.