Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Testando a Funcionalidade do Azure AD Connect com PowerShell

| 0 comentários

Para garantir a eficácia da sua sincronização Azure AD Connect (ADSync) no Windows Server 2022, o PowerShell oferece ferramentas robustas para testar e validar o processo. Este artigo apresenta uma abordagem detalhada para realizar esses testes, assegurando que seu ambiente de sincronização esteja operando sem falhas.

Verificação do Estado da Sincronização

O primeiro passo é verificar o estado atual da sincronização. Isso pode ser feito utilizando o comando Get-ADSyncSyncCycleStatus. Este comando fornece informações detalhadas sobre o último ciclo de sincronização, incluindo se foi concluído com sucesso.

Iniciando um Ciclo de Sincronização Manual

Para testar a sincronização de maneira manual e imediata, o comando Start-ADSyncSyncCycle -PolicyType Delta é utilizado. Este comando inicia um ciclo delta, que sincroniza apenas as alterações ocorridas desde a última sincronização, facilitando um teste rápido e eficiente.

Verificando a Configuração do Agendamento

O agendamento regular de sincronizações garante a atualidade dos dados entre o Active Directory local e o Azure AD. Utilize Get-ADSyncScheduler para revisar as configurações atuais do agendador, incluindo a frequência de sincronizações.

Analisando Logs de Sincronização

Logs de sincronização oferecem insights valiosos sobre o processo. Acessá-los pode ser feito através do Visualizador de Eventos do Windows ou via PowerShell, permitindo a análise de eventos específicos ou erros ocorridos durante a sincronização.

Conclusão

A utilização do PowerShell para testar e verificar a funcionalidade do Azure AD Connect é uma prática recomendada que assegura a integridade e eficiência da sincronização de diretórios. Seguindo estes passos, administradores podem proativamente gerenciar e resolver qualquer questão, mantendo a sincronia perfeita entre ambientes locais e na nuvem.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.