Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Microsoft fez a correção da VM do Windows Server afetadas por atualização prévia

| 0 comentários

Microsoft corrigiu um problema conhecido causado pelas atualizações de outubro, que levava a telas azuis e falhas de inicialização em máquinas virtuais (VM) do Windows Server 2022 implantadas nos hosts VMware ESXi.

Após a implementação da atualização cumulativa KB5031364 do mês passado, os administradores do Windows reportaram pela primeira vez problemas de início de VM (1, 2, 3, 4, 5). Dias depois, a empresa confirmou o problema e afirmou que este afetava apenas VM convidadas por host VMware ESXi com um processador físico AMD Epyc, com a opção “Expose IOMMU to guest OS” da VMware ligada, bem como com a Virtualization Based Security e System Guard Secure Launch ativadas no Windows Servidor 2022.

No Patch Tuesday deste mês, a Microsoft revelou que a raiz do problema foi resolvida com o lançamento da atualização cumulativa KB5032198 do Windows Server 2022. “Esta atualização aborda um problema conhecido que afeta máquinas virtuais (VM) executadas em hosts VMware ESXi”, afirma a empresa. “O Windows Server 2022 pode falhar na inicialização. As VM afetadas receberão um erro com uma tela azul e um código de parada: PNP DETECTED FATAL ERROR”.

Os administradores Windows que não conseguem instalar imediatamente as atualizações do Patch Tuesday de novembro de 2023 têm soluções temporárias para contornar o problema. Uma abordagem é a desativação do “Expose IOMMU to guest OS” nas configurações das máquinas virtuais afetadas. Esta solução é apenas viável para um conjunto restrito de sistemas, uma vez que existem ambientes específicos que exigem que esta opção esteja ativivada por padrão.

Como último recurso, desinstalar a atualização problemática KB5031364 pode resolver os problemas de inicialização da VM. No entanto, esta alternativa tem uma desvantagem significativa, que é a remoção de todos os patches de segurança implantados com a atualização.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.