Luiz Henrique Lima Campos – Microsoft MVP

Windows Server 2022 Dicas

| 0 comentários

Windows Server 2022 chega com destaque para Hiperconvergência, Nuvem Híbrida, Windows Containers e, acima de tudo, Segurança. Ou seja, pronto para a transformação digital. Para isso a plataforma foi anunciada com três versões:

  • Standard
  • Datacenter
  • Datacenter: Azure Edition.

As primeiras informações técnicas da Microsoft sobre o Windows Server 2022 estão disponíveis neste link, bem como vai trabalhar em sintonia com o Windows 11 e o Azure.

Com o fim do licenciamento OPEN da Microsoft, como comprar o novo Windows Server?

O licenciamento do Windows Server agora está disponível no modelo CSP – Cloud Service Provider. É o mesmo do Microsoft/Office 365. Não mais no VLSC – Volume Licensing Service Center, como era no antigo Open. Portanto, é possível fazer assinatura ou aquisição perpétua do seu Windows Server 2022, gerenciar suas chaves ou fazer downgrade no Portal CSP.

Em resumo, as principais opções de licenciamento:

  • O&M – Quando você comprar seu novo Servidor com o Sistema Operacional Windows Server;
  • CSP PERPÉTUO – Aquisição da licença para regularizar ou atualizar seu software Windows Server;
  • CSP SUBSCRIÇÂO – Assinatura, no modelo software como serviço, para regularizar ou atualizar seu Windows Server;
  • OPEN VALUE – Aquisição da licença com Software Assurance para regularizar ou atualizar seu Windows Server;
  • Além disso, temos a opção via AZURE – Assinatura, no modelo software como serviço, para uso em Nuvem Azure do seu Windows Server.

Windows Server 2022 Preview

Para quem for um participante do programa Windows Insider, por exemplo, é possível baixar e testar a nova versão do Windows Server 2022. Também é possível testar diretamente no Azure.

Fundamentos da migração para a nuvem

Em primeiro lugar, aprenda como simplificar seu caminho de migração para a nuvem: e-book da Microsoft, em inglês, oferece dicas para avaliação, migração e otimização, disponível neste link.

Guia do Windows Server no Azure

Em segundo lugar, e mais importante, veja como é fácil migrar ou estender seu ambiente do Windows Server com o Guia definitivo para o Windows Server no Azure, disponível neste link.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.